Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Questão 34 de 98

Exercícios de Max Weber

Listagem de exercícios

UNIMONTES 2010

Max Weber conceituou a dominação como a probabilidade de se encontrar obediência dentro de um grupo a um certo mandato, ou seja, É um estado de coisas pelo qual uma vontade manifesta (mandato) do dominador ou dos dominadores influi sobre os atos de outros (do dominado ou dos dominados). A dominação legítima pode justificar-se por três motivos de submissão ou princípios de autoridade: racionais, tradicionais ou afetivos.

Leia, a seguir, os dois trechos:

• A legitimidade está baseada na crença do dom da graça, do poder extraordinário e pessoal do líder, ocorrendo a dedicação absolutamente pessoal e a confiança pessoal na revelação, heroísmo ou outras qualidades da liderança individual.

As relações entre dominantes e dominados costumam apoiar-se internamente em bases jurídicas nas quais se funda a sua legitimidade, correspondendo ao tipo especificamente moderno de administração, e que pode aplicar-se tanto a empreendimentos econômicos quanto políticos.

Com base nos conhecimentos sobre os tipos ideais de dominação em Max Weber e levando em consideração as informações acima, assinale a única alternativa que apresenta a definição CORRETA dos dois tipos de dominação caracterizados.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login