Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Química

Listagem de exercícios

Stoodi

O SO2(g) é um dos principais poluentes atmosféricos que afeta a vida do homem. Sua presença na atmosfera resulta em danos aos vegetais, aos corpos de águas superficiais, aos bens artísticos e arquitetônicos e à saúde dos seres vivos. A principal fonte de emissão desse gás para a atmosfera é a combustão de materiais que contenham enxofre na sua composição. É o caso do enxofre presente nos combustíveis fósseis. Quando se queima um combustível que contém enxofre, forma-se o SO2(g), que é emitido junto com os outros gases de exaustão. Embora o enxofre se apresente na forma de diferentes compostos, a reação pode ser representada pela seguinte equação geral:

S(s) + O2(g) → SO2(g) (1)

Como o SO2(g) é solúvel em H2O(l), ele pode ser incorporado às gotículas que formam as nuvens, formando o H2SO3(aq) conforme equação a seguir:

SO2(g) + H2O(l) → H2SO3(aq) (2)

Outras substâncias (R) presentes na atmosfera podem também ser incorporadas às gotículas de água das nuvens e oxidar ou servir como catalisador para a reação de oxidação do H2SO3(aq) a H2SO4(aq) tal como apresentado abaixo:

H2SO3(aq) + R(oxidante) → H2SO4(aq) (3)

Cardoso, A. A. Franco, A. Algumas reações do enxofre de importância ambiental. Química Nova na Escola. n.15. 2002.

Os dois ácidos de Arrhenius envolvidos nas reações que ocorrem na atmosfera devido a combustão do combustível fóssil em questão são:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.