UCS 2012

Considere as seguintes afirmativas sobre o totalitarismo, regime político que se desenvolveu em alguns países europeus entre 1920 e 1940.

 

I. O franquismo surgiu em Portugal, baseado no domínio militar, no apoio conservador da Igreja Católica e do grande empresariado. Combatia o republicanismo anticlerical e era radicalmente contra a liberdade de organização política. Foi liderado pelo generalíssimo Franco e, em seu nascimento, teve o apoio da Itália fascista.

 

II. O fascismo surgiu na Itália, a partir das ideias difundidas por Benito Mussolini. Entre seus princípios básicos estavam: o nacionalismo, com tendências ao racismo e à xenofobia; a militarização, com um governo autoritário e expansionista; e o corporativismo, sistema em que os sindicatos de trabalhadores são substituídos por corporações submetidas ao controle do Estado, das quais participam operários e patrões.

 

III. O nazismo surgiu na Alemanha, em 1934, quando Adolf Hitler assumiu o controle em substituição ao então presidente Hindenburg. Entre seus primeiros atos, ele acabou com o federalismo, centralizando o poder do Estado em suas mãos, adquirindo poderes de ditador e autoproclamando-se Führer(líder ou condutor, em alemão). Além disso, intensificou a censura e aboliu os sindicatos, substituindo-os por corporações nacionais.

 

Das afirmativas acima, pode-se dizer que

Escolha uma das alternativas.