Exercícios de História

Listagem de exercícios

UCS 2012

Nos últimos 30 anos, o Brasil deu passos importantes para a consolidação do regime democrático, com a conquista de vários direitos, como a liberdade de expressão e o direito de escolher, por meio de eleições diretas, todos os governantes do país. Sobre esse período, considere as proposições abaixo.

I. A Nova República, que pôs fim a 21 anos de ditadura militar, começou de forma trágica: Tancredo Neves, o presidente eleito pelo Colégio Eleitoral, não pôde assumir por motivo de doença. Em 15 de março de 1985, José Sarney, eleito vice-presidente, assumiu o cargo de presidente da República. Tancredo Neves veio a falecer em 21 de abril do mesmo ano.
II. A Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, assegurou amplamente os direitos civis, sendo as práticas do racismo e da tortura classificadas como crimes inafiançáveis.
III. Em 1989 o Brasil realizou a sua primeira eleição presidencial, desde 1960, polarizada entre Fernando Collor e Ulysses Guimarães. O primeiro era identificado com os políticos apoiadores do regime militar; o segundo simbolizava a oposição à ditadura.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login