UCS 2012

Nos últimos 30 anos, o Brasil deu passos importantes para a consolidação do regime democrático, com a conquista de vários direitos, como a liberdade de expressão e o direito de escolher, por meio de eleições diretas, todos os governantes do país. Sobre esse período, considere as proposições abaixo.

I. A Nova República, que pôs fim a 21 anos de ditadura militar, começou de forma trágica: Tancredo Neves, o presidente eleito pelo Colégio Eleitoral, não pôde assumir por motivo de doença. Em 15 de março de 1985, José Sarney, eleito vice-presidente, assumiu o cargo de presidente da República. Tancredo Neves veio a falecer em 21 de abril do mesmo ano.
II. A Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, assegurou amplamente os direitos civis, sendo as práticas do racismo e da tortura classificadas como crimes inafiançáveis.
III. Em 1989 o Brasil realizou a sua primeira eleição presidencial, desde 1960, polarizada entre Fernando Collor e Ulysses Guimarães. O primeiro era identificado com os políticos apoiadores do regime militar; o segundo simbolizava a oposição à ditadura.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que

Escolha uma das alternativas.