UCS 2015

Regimes autoritários dominaram países da América do Sul entre as décadas de 1950 e 1980. Relacione os países da América do Sul apresentados na COLUNA Aàs características que os identificam, listadas na COLUNA B.

 

COLUNA A

1. Uruguai

2. Chile

3. Paraguai

 

COLUNA B

(     ) Em 1970, o socialista Salvador Allende foi eleito presidente. Ao nacionalizar mineradoras norte-americanas, seu governo se tornou alvo de uma campanha de desestabilização. Três anos depois, foi deposto por um golpe militar e morreu no palácio presidencial. O controle do país ficou com o general Augusto Pinochet, que permaneceu no cargo até 1990.

(     ) Em 1954, o general Alfredo Stroessner deu um golpe apoiado pelos latifundiários. Seu governo também recebeu o apoio dos Estados Unidos e das ditaduras dos países vizinhos. Só deixou o poder em 1989, quando foi deposto por um golpe militar e exilou-se no Brasil, onde faleceu em 2006.

(     ) Em 1971, eleito presidente, Juan María Bordaberry assumiu o compromisso de derrotar o grupo guerrilheiro Tupamaro. Em 1973, com o apoio dos militares, ele fechou o Congresso e instaurou uma ditadura. A repressão foi tão violenta que, nos fins dos anos 1970, os Estados Unidos chegaram a cancelar a ajuda ao país. A redemocratização começaria apenas em 1984.

 

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.

Escolha uma das alternativas.