Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UDESC 2015

Analise as proposições a respeito do Estado Novo e do presidente Getúlio Vargas.

 

I. O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi criado para produzir material de propaganda (cartazes, objetos, espetáculos, livros, artigos, etc. enaltecedores deste governo), e seus organizadores se valeram de símbolos e imagens que representavam os sentimentos de aprovação e adesão da sociedade ao governo Vargas.

II. O Estado Novo compreendeu o período de governo de Getúlio Vargas que se estendeu entre os anos de 1937 a 1954 e neste último ano este presidente cometeu suicídio, causando, no país, grande comoção.

III. A política trabalhista foi uma das questões chave na “Era Vargas”, o que ficou evidenciado por meio de medidas como: criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e promulgação de diversas leis (salário mínimo, férias, carteira de trabalho).

IV. A educação também foi alvo das políticas articuladas no governo Vargas, a exemplo, a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública em 1930, quando Gustavo Capanema foi ministro.

V. Estado, Pátria, Nação e Povo – foram as palavras chave no Estado Novo, e Getúlio Vargas foi o personagem principal deste período, sendo a imagem dele utilizada em cartazes, documentários e livros didáticos publicados em diferentes estados brasileiros.

 

Assinale a alternativa correta.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.