UEAP 2009

“A colonização portuguesa e espanhola no século XVI havia se limitado quase que exclusivamente à América, com raras exceções, as terras africanas e asiáticas não foram ocupadas. Contudo, no século XIX se deu a nova corrida colonial em direção aos territórios africanos e asiáticos."

(ARRUDA, Jobson; PILETTI, Nelson. Toda a História: História Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2000, p. 302.)

 

Com relação ao processo de colonização e neo-colonização, analise as afirmativas a seguir:

 

I. No Brasil, até 1530, não se deu um processo efetivo de colonização por parte de Portugal, já que a exploração de pau-brasil não deu origem ao estabelecimento de povoados, limitando-se à construção de feitorias, que funcionavam como depósito e fortaleza.

II. No período colonial brasileiro, predominou o sistema de plantation, que tinha como uma das suas características a monocultura da cana-de-açúcar, cuja produção, associada ao desenvolvimento das técnicas agrícolas, não permitiu a exploração de outras riquezas naturais.

III. A colonização da África e da Ásia, no século XIX, pelas potências industriais europeias, se deu em função da expansão dos mercados consumidores de produtos manufaturados e procura de fornecedores de matérias primas. 

IV. A administração neo-colonialista foi organizada nas colônias francesas e inglesas a partir de dois tipos básicos de dominação: as colônias, administradas diretamente pelos colonizadores; e os protetorados, administrados por pessoas da região, supervisionados pelas metrópoles.

 

Assinale a alternativa correta: 

Escolha uma das alternativas.