Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEAP 2009

“De todas as atividades humanas, a agricultura é a que ocupa as maiores áreas terrestres e uma das que mais provocam modificações no meio ambiente. Quando considerada em seu sentido mais amplo, ou seja, englobados os cultivos agrícolas, as criações de animais e a silvicultura, ela é responsável direta pela alteração de mais de um terço da superfície terrestre do planeta, atingindo quase todos os biomas. A relação entre a agricultura e a natureza é de duplo sentido, pois, ao mesmo tempo que a agricultura afeta enormemente a natureza, é também afetada por ela e dela dependente”.

ROSA, Antonio Vitor. Agricultura e meio ambiente, 1998 (adaptado).  

 

Com base no texto e sobre a relação agricultura e natureza, pode-se afirmar que:

 

I - Os principais ciclos biogeoquímicos que ocorrem no meio ambiente são dependentes diretos do desenvolvimento agrícola que realiza a reciclagem de nutrientes entre os seres vivos e o meio abiótico, procedimento indispensável para a realização dos ciclos.

II - A ocupação de vastas regiões com culturas de mesma variedade, provocou a destruição de ecossistemas que abrigavam as variedades tradicionais e silvestres de culturas importantes, provocando, assim, a chamada “erosão genética”, ou seja, a extinção das variedades ou raças de uma dada espécie vegetal ou animal.

III - As intensas aplicações de agroquímicos e a uniformização de extensos campos de cultivos estão diminuindo a população de pragas super-resistentes aos agrotóxicos e provocando a eliminação de insetos benéficos. Os pesticidas, por eliminarem os insetos predadores, podem causar explosões populacionais de presas dos referidos insetos.  

IV - A modernização agrícola provocou desequilíbrio ambiental: os fertilizantes utilizados na agricultura liberam o óxido nítrico na atmosférica, gás mais potente que o dióxido de carbono que provoca o efeito estufa. Em alguns casos, os agroquímicos alcançam os lençóis freáticos provocando contaminação das águas. Após análise das afirmativas, assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.