Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEAP 2010

“A organização dos Estados Nacionais, entre os séculos XV e XVIII, foi desencadeada por diversos acontecimentos importantes, que fizeram parte do contexto histórico europeu na transição do sistema feudal para uma sociedade de ordem burguesa”.  

(MOTA, Mirian B.; BRAICK, Patrícia R. História: das cavernas ao Terceiro Milênio. São Paulo: Moderna, 2002, p.122).  

 

Leia as assertivas a seguir e, com base no texto e em seus conhecimentos sobre  o contexto histórico que tornou possível a constituição dos Estados Nacionais, marque a alternativa  correta.

 

I- No final da Idade Média os reis procuram concentrar o poder político em suas mãos, processo esse que se desenrolou de forma tranqüila, pois foram pontuais os  embates e guerras entre os senhores feudais e os reis.

II- Com a expansão comercial e urbana a partir do século XI, surge um novo grupo social, a burguesia, que, devido a interesses opostos aos da nobreza, apóia financeiramente os reis no processo de centralização do poder.

III- O renascimento comercial e urbano e a crise do feudalismo fortaleceram  a centralização do poder nas mãos dos reis, fazendo com que, aos poucos, a organização política feudal  cedesse lugar às monarquias nacionais.

IV- No processo de centralização do poder, os reis se utilizaram de milícias urbanas, sem, no entanto, chegarem a criar exércitos nacionais permanentes. 

Escolha uma das alternativas.