UEAP 2010

Quanto às reservas indígenas e a política de direito territorial dos grupos indígenas do Amapá, analise os itens seguintes e, posteriormente, marque a alternativa correta.

 

I- Os Waiãpis ainda não possuem suas terras demarcadas, pelo fato de que são formados por cinco grupos divididos em sete aldeias espalhados pelo território amapaense e guianense.

II- Relativamente aos Galibis do Oiapoque brasileiro, apesar de terem suas terras demarcadas, muitos integrantes vivem fora da aldeia, nas cidades de Macapá, Oiapoque, Belém e Brasília, fato que não compromete sua identidade cultural.

 III- Parte do grupo indígena Palikur vive em território brasileiro, em aldeias localizadas no Oiapoque e, parte, no território francês, no perímetro urbano de Caiena e Saint George de L”Oyapock, em bairros construídos pelo governo francês para abrigá-los.

 IV- O Amapá é um dos estados brasileiros que, através de políticas públicas, garante relativa qualidade de vida do povo indígena e o direito ao território, através da demarcação e homologação das terras reivindicadas.   

Escolha uma das alternativas.