UEAP 2010

“Um dos traços mais admiráveis do Iluminismo é o seu caráter cosmopolita. Os filósofos ilustrados queriam que suas ideias e suas obras, concebidas como um instrumento para o esclarecimento dos povos e para a libertação das amarras da ignorância, não fossem úteis apenas à França, ou mesmo à Europa, mas também pudessem contribuir para o progresso de todas as nações do mundo.”

(Adaptado de: NASCIMENTO, Milton M.; NASCIMENTO, Maria das Graças. Iluminismo: a revolução das luzes. São Paulo: Ática, 1988, p. 61).

 

Com base no texto e em seus conhecimentos sobre as ideias dos pensadores iluministas e a influência delas no Brasil Colônia, analise as assertivas e marque a alternativa correta.

 

I- Os ideais iluministas influenciaram vários movimentos contrários ao domínio português no Brasil colonial, como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, inspiraram, também, os argumentos de muitos abolicionistas, na luta pelo fim da escravidão no Brasil. 

II- Voltaire, em sua obra Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens, afirmava  que a soberania do povo é intransferível e não poderia ser delegada a ninguém, propunha, como forma de governo, a democracia direta.

III- As ideias dos pensadores iluministas caracterizavam-se pela primazia dada à razão. Partidários da ideia do progresso rejeitavam as tradições, procuravam uma explicação racional para tudo. Atacavam as injustiças, a intolerância religiosa e os privilégios.

IV- Mesmo as autoridades coloniais brasileiras proibindo o comércio de livros franceses considerados subversivos, fato que impossibilitou a leitura de obras como O contrato sociale aEnciclopédia, seu conteúdo foi conhecido pela minoria culta, através das informações repassadas por aqueles que foram fazer seus estudos na Europa e retornaram à Colônia,  inspirando  as denúncias contra a tirania e o despotismo da monarquia. 

Escolha uma das alternativas.