Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UECE 2010

Ao mesmo tempo em que o genoma de uma bactéria estava sendo alterado artificialmente, produzindo uma nova bactéria geneticamente modificada, o biólogo cearense, Dr. Francisco Linhares Ferreira Gomes, professor de Genética e Evolução da Universidade Estadual do Ceará, divulgava o seu feito entre os colegas da UECE: o trabalho científico “Computational prediction of neural progenitor cell fates”, do qual GOMES é um dos primeiros co-autores, que foi publicado na prestigiosa revista Nature Methods (fator de impacto > 15), no mês de março de 2010.

 

Veja como Gomes se expressou na sua comunicação:

 

“esta pesquisa surgiu da observação do movimento que células-tronco retinianas fazem quando são cultivadas in vitro. Como as células-tronco da retina dão origem à 7 tipos de neurônios nos olhos de mamíferos quando elas se dividem e como eu percebi que as células-tronco realizavam “danças” diferentes antes de se dividirem, eu tive o insight de que provavelmente nós poderíamos prever que tipo de divisão a célula-tronco realizaria baseado em nuances particulares de cada “coreografia” celular. Meu orientador Dr. Michel Cayouette acreditou na minha intuição e engendrou uma colaboração com dois especialistas em análise de imagem por computador, os Dr.

Badrinath Roysan e Dr. Andrew Cohen dos USA” (GOMES, 2010).

 

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente e nesta ordem, o tipo de divisão ao qual as células tronco retinianas são submetidas e o tipo de tecido do qual as células diferenciadas farão parte.

Escolha uma das alternativas.