UECE 2015

Os cinco macrotipos climáticos presentes no Brasil correspondem aos climas equatorial, tropical equatorial, tropical litorâneo do Nordeste oriental, tropical do Brasil Central e subtropical úmido. Considerando a paisagem e a tipologia climática brasileira e suas relações de gênese e dinâmica, analise as afirmações e assinale com Vas afirmações verdadeiras e com Fas afirmações falsas.

 

(  ) Dentre os fatores determinantes para a diversidade climática e paisagística no Brasil estão a extensão do território e do litoral, as formas de relevo e a dinâmica das massas de ar.

(  ) Dentre as principais características que distinguem os climas da região Sul do Brasil estão a grande irregularidade pluviométrica e as baixas temperaturas no inverno.

(  ) A vegetação presente na área de atuação do clima tropical litorâneo do Nordeste oriental não condiz com esse tipo de clima.

(  ) O domínio do clima equatorial é controlado principalmente pelas massas equatorial continental e atlântica, além da zona de convergência intertropical.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é: 

Escolha uma das alternativas.