Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UEG 2002

A década de 1980 foi marcada por alterações na organização social, política e econômica do Brasil. O crescimento da dívida externa e da inflação, sob o atento olhar do FMI, acentuaram a tendência recessiva da economia brasileira em virtude da contenção salarial e das altas taxas de juros. Nesse cenário, tornaram-se infrutíferas as tentativas de obtenção do equilíbrio fiscal por meio das exportações.

Tendo como base o exposto, julgue as assertivas a seguir:

 

I. Na década de 1980, houve um claro processo de distribuição de renda, decorrente do aumento do salário mínimo, que alcançou o seu patamar mais alto desde a década de 1940, e das políticas sociais (habitação, saneamento), que reordenaram o espaço urbano nas principais cidades brasileiras.

II. O primeiro Plano Cruzado, implantado em 1986, propiciou grande popularidade ao governo Sarney. A contenção parcial da inflação e a participação do povo no controle dos preços iam ao encontro do desejo de estabilidade econômica da nação.

III. A incapacidade do Estado em gerir a economia brasileira, por meio do controle dos preços, pôde ser percebida pelo crescimento da especulação na produção e comercialização dos produtos alimentícios. Nesse sentido, a posterior liberação dos preços gerou um sentimento de insegurança e provocou o crescimento progressivo da inflação.

 

Marque a alternativa CORRETA:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.