UEG 2002

A GERAÇÃO BAM-BAM (E OUTROS BARATOS)

Foi bom que os telespectadores da Globo tivessem escolhido Kléber, o Bam-Bam do Big Brother Brasil. O público, mais uma vez, soube perceber e antecipar o que vem por aí. É Bam-Bam que está chegando, senhores! Traduzindo em estatísticas, a geração de Kléber se aproxima daquela que atingirá 20 a 24 anos por volta de 2005 – daqui a três anos, portanto. Com uma importante peculiaridade: essa geração Bam-Bam é a mais populosa multidão de jovens-adultos a atingir a faixa da maturidade física de toda a história demográfica do Brasil, inclusive a futura. Serão quase 18 milhões de homens e mulheres jovens, na faixa de 20 a 24 anos, por conseguinte beirando 10% da população brasileira. Se somarmos aqueles um pouco mais velhos (25 a 29 anos) e os que são um pouco mais jovens (15 a 19 anos) esse contingente explode para quase 50 milhões.

CASTRO, Paulo Rabello. Folha de São Paulo. abr. de 2002. p. 17. [Caderno Dinheiro].

 

Considerando a estrutura etária brasileira, julgue as proposições abaixo:

 

I. O aumento da população jovem exige a implementação de políticas de saúde, de educação, de emprego, de crescimento econômico, de distribuição de renda, entre outras medidas.

II. Até 2005, o número de jovens na faixa de 15 a 29 anos poderá atingir 50 milhões, parcela significativa da população que tem necessidades e interesses diferenciados dos idosos.

III. A atual estrutura etária da população brasileira demonstra uma diminuição nos índices de natalidade e mortalidade infantil e um aumento no número de idosos, o que caracteriza uma fase de transição demográfica.

IV. A grande parcela do segmento jovem da população brasileira deixa a escola para ingressar no mundo do trabalho por razão de sobrevivência, indo engrossar o contingente de trabalhadores com baixa qualificação profissional.

 

Assinale a alternativa CORRETA:

Escolha uma das alternativas.