Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UEG 2002

A GERAÇÃO BAM-BAM (E OUTROS BARATOS)

Foi bom que os telespectadores da Globo tivessem escolhido Kléber, o Bam-Bam do Big Brother Brasil. O público, mais uma vez, soube perceber e antecipar o que vem por aí. É Bam-Bam que está chegando, senhores! Traduzindo em estatísticas, a geração de Kléber se aproxima daquela que atingirá 20 a 24 anos por volta de 2005 – daqui a três anos, portanto. Com uma importante peculiaridade: essa geração Bam-Bam é a mais populosa multidão de jovens-adultos a atingir a faixa da maturidade física de toda a história demográfica do Brasil, inclusive a futura. Serão quase 18 milhões de homens e mulheres jovens, na faixa de 20 a 24 anos, por conseguinte beirando 10% da população brasileira. Se somarmos aqueles um pouco mais velhos (25 a 29 anos) e os que são um pouco mais jovens (15 a 19 anos) esse contingente explode para quase 50 milhões.

CASTRO, Paulo Rabello. Folha de São Paulo. abr. de 2002. p. 17. [Caderno Dinheiro].

 

Considerando a estrutura etária brasileira, julgue as proposições abaixo:

 

I. O aumento da população jovem exige a implementação de políticas de saúde, de educação, de emprego, de crescimento econômico, de distribuição de renda, entre outras medidas.

II. Até 2005, o número de jovens na faixa de 15 a 29 anos poderá atingir 50 milhões, parcela significativa da população que tem necessidades e interesses diferenciados dos idosos.

III. A atual estrutura etária da população brasileira demonstra uma diminuição nos índices de natalidade e mortalidade infantil e um aumento no número de idosos, o que caracteriza uma fase de transição demográfica.

IV. A grande parcela do segmento jovem da população brasileira deixa a escola para ingressar no mundo do trabalho por razão de sobrevivência, indo engrossar o contingente de trabalhadores com baixa qualificação profissional.

 

Assinale a alternativa CORRETA:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login