Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UEG 2002

A visão dos aviões transformados em mísseis atravessando o World Trade Center é quase irreal. Efeitos especiais? Não, pura realidade. Sobre o atentado terrorista aos EUA, Marilene Felinto, em um artigo na Folha de S. Paulo (18 de setembro de 2001), analisa o impulso de adesão imediata aos EUA diante das imagens da tragédia. Porém, evoca outros episódios dramáticos de nossa história, impondo ao leitor uma reflexão diversa: “Como terá sido em 1945, quando os EUA, com o apoio dos países aliados, destruiu Hiroshima e Nagazaki, matando, só na primeira cidade, 80 mil pessoas? É longo o intervalo entre o surgimento de memórias da guerra e a conclusão da paz, diz Adorno, é um testemunho de quão penosa é a reconstrução da lembrança, que permanece ligada a uma certa impotência, algo de inautêntico, pouco importando por quais horrores os narradores passaram.”

Com base no debate acerca dos atentados aos EUA, analise as informações a seguir e responda segundo as opções indicadas:

 

I - A reação ao ato terrorista contra os EUA está marcada por dois movimentos simultâneos: o desejo imediato de retaliação e a construção de uma rede de apoio internacional capaz de mediar e proteger os norte-americanos e seus aliados das possíveis reações dos países atingidos.

II - O ataque americano a Hiroshima e Nagazaki foi um ato de guerra contra uma nação quase vencida, mas sua eficácia demonstrava ao mundo a superioridade bélica dos EUA e representava uma resposta específica ao Japão pelo ataque à base americana de Pearl Habor.

III - A repetição contínua das imagens da destruição do World Trade Center e do sofrimento da população atormenta o mundo por um excesso de realidade, dificultando a recomposição das lembranças e da paz.

IV - Na manhã de 11 de setembro, as Torres Gêmeas de Manhatan desmoronam sob o impacto da unidade política do mundo islâmico, determinando a religião como um novo projeto de ordenação para o mundo todo.

 

Assinale:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login