UEG 2002

As raízes históricas dos conflitos na região dos Bálcãs, na Europa Oriental, evidenciam que, há séculos, o território tem sido palco de conquistas e reconquistas patrocinadas por povos culturalmente diferentes. A partir da década de 1990, após a tentativa, sem êxito, de uma convivência harmônica imposta pelo socialismo na região da então denominada Iugoslávia, os Bálcãs passaram por uma fase de acirramento das tensões.

A respeito desse tema, julgue as assertivas a seguir:

 

I. O líder da Liga Comunista da República Sérvia, Slobodan Milosevic, inicia na Iugoslávia, nos anos de 1990, a construção de uma federação que manteve a autonomia das repúblicas e a harmonia entre os componentes de etnias diversas como os sérvios, croatas e albaneses.

II. O projeto de Slobodan Milosevic tinha como objetivo a criação da Grande Sérvia, que seria erguida com a união dos sérvios espalhados pelo território dos Bálcãs e pela efetivação de medidas de restrição aos direitos das demais etnias, como a albanesa.

III. O século XXI inicia-se com o julgamento de Milosevic pela Corte Internacional de Haia, na Holanda. Acusado de promover crimes de guerra e genocídio durante os conflitos bélicos na Croácia, na Bósnia e em Kosovo na década de 1990, o ex-líder sérvio se defende ao pregar a falta de competência e legalidade da referida Corte para julgá-lo.

 

Marque a alternativa CORRETA:

Escolha uma das alternativas.