UEG 2002

MAL-ESTAR AINDA PREDOMINA NO TRABALHO

Onze gerações separam o fim da escravidão e o atual exercício do trabalho no âmbito do capitalismo brasileiro. Nesse tempo, o balanço evolucionista do trabalho não parece animador, mesmo considerando que o país deixou de ser uma grande fazenda geradora de produtos primários voltados à exportação para se localizar, neste início de terceiro milênio, entre as dez principais economias industriais do mundo.

POCHMANN, Márcio. Folha de S. Paulo. São Paulo, 24 mar. 2002. p. 8. [Especial].

 

A respeito do trabalho no Brasil, considere os itens a seguir:

 

I. Existe uma defasagem entre a remuneração auferida pelo trabalhador, principalmente aquele que recebe salário mínimo, e suas necessidades básicas, como saúde, educação, moradia, lazer e alimentação.

II. Apesar de a legislação regulamentar a jornada de trabalho, na prática esta se estende por maior tempo e, na maioria das vezes, o trabalhador não recebe remuneração pelas horas extras.

III. Pela Constituição brasileira, os direitos são iguais para homens e mulheres, negros e brancos, mas, no mundo do trabalho, mulheres e negros sofrem discriminação ao receber, na maioria das vezes, salários inferiores aos dos homens brancos.

IV. A globalização da economia provoca no Brasil o aumento dos postos de trabalho no setor formal e o desaparecimento do trabalho informal.

 

Marque a alternativa CORRETA:

Escolha uma das alternativas.