UEG 2002

O Brasil é um país de grandes extensões territoriais. São 8,5 milhões de km2 submetidos a uma mistura de condições climáticas que permite o desenvolvimento de uma grande diversidade de ambientes. As formações vegetais que ocupam maior extensão territorial são as florestas. Há uma grande variedade dessas formações na bacia amazônica, na região costeira, no Sul do país e nas regiões subtropicais. Mesmo os cerrados e caatingas possuem dentro de sua área de domínio formações florestais que acompanham as drenagens.

CONTI, J. B; FURLAN, S. apud ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. 3 ed. São Paulo: Edusp, 2000. p. 155.

 

Sobre as formações fitogeográficas brasileiras, pode-se AFIRMAR:

 

I - As florestas tropicais e subtropicais brasileiras desenvolvem-se em mosaicos com diferentes associações vegetais. As formações de florestas brasileiras possuem enclaves de formações não-florestais, que podem ser caracterizadas como campininha ou cerrado.

II - A Amazônia estende-se pelo Brasil, Venezuela, Guiana Francesa, Suriname, Colômbia, Peru e Bolívia, sendo recoberta, predominantemente, por um mosaico de formações florestais agrupadas em três padrões básicos: as matas de terras firmes, as matas de várzea e os igapós. A floresta amazônica encontra-se hoje sob intensa destruição, provocada por projetos agroindustriais, exploração mineral, dentre outros.

III - No Brasil, além das formações de florestas, ocorrem também os domínios de formação vegetal aberto e semi-aberto, que são os cerrados e as caatingas. Esses dois domínios são caracterizados por climas mais secos que os das florestas e estão localizadas com maior predominância na região nordestina e no Brasil Central.

IV - A formação do mosaico fitogeográfico brasileiro é resultado do movimento de expansão e retração das florestas, cerrados e caatingas provocado pela alternância climática dos períodos glaciais do Quaternário. As glaciações ocorridas nesse período são consideradas responsáveis pela descontinuidade dos espaços florestados e pelo favorecimento da expansão da caatinga e do cerrado.

V - A Floresta Amazônica não é mais considerada “o pulmão do mundo”, conforme se acreditou por vários anos, pois se sabe que, sendo uma floresta madura, absorve, durante a noite, quando se interrompe o processo de fotossíntese, todo o oxigênio que produz. Caso a floresta estivesse em formação, produziria um volume maior de oxigênio do que o necessário para a sua respiração.

 

Marque a alternativa VERDADEIRA:

Escolha uma das alternativas.