UEG 2002

O fim da Segunda Guerra Mundial gerou um clima de otimismo e de euforia no mundo. À derrota de Hitler seguiu-se a derrocada de inúmeros projetos políticos conservadores, inclusive no Brasil. Por outro lado, crescia a admiração pelos soviéticos que, em última instância, foram, ao lado dos americanos, responsáveis pela queda de Hitler. Porém, esse clima de euforia deu lugar ao conflito entre americanos e soviéticos, que iniciou um novo ciclo de guerras caracterizadas pelo confronto ideológico e pela ameaça nuclear.

A partir do exposto, julgue as assertivas a seguir:

 

I. O fim da Segunda Guerra foi um momento de reconstrução da economia soviética, em que se procurou promover a abertura controlada da atividade econômica à iniciativa privada, acompanhada pela democratização do processo político.

II. Os valores liberais norte-americanos transformaram-se em uma barreira moral que preservou a liberdade de opinião e de organização das sociedades americanas. A dimensão ideológica da Guerra Fria foi incapaz de abalar os princípios e a prática democrática dos EUA.

III. No Brasil, o fim da Segunda Guerra viabilizou a organização de estruturas políticas mais democráticas, o que permitiu que o Partido Comunista Brasileiro lançasse um candidato (Yedo Fiúza) à presidência da República.

 

Marque a alternativa CORRETA:

Escolha uma das alternativas.