Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UEG 2002

O imperialismo pode ser considerado uma política de expansão e domínio territorial e econômico de uma nação sobre outras. No século XIX, essa política de expansão assumiu uma forma violenta que, para além da exploração econômica, implantou uma lógica de dominação, submetendo culturalmente os povos conquistados, com o objetivo último de torná-los incapazes de assumir o papel de sujeitos de sua própria história.

Sobre a política imperialista no século XIX, analise as afirmações a seguir e responda segundo as opções indicadas abaixo:

 

I - O imperialismo, no século XIX, tinha por objetivo acelerar o desenvolvimento do capitalismo comercial e das práticas mercantilistas europeias.

II - A expansão imperialista revestiu-se duma característica essencialmente financeira: o fundamental era o controle do fluxo de capital, não interessando às potências europeias o controle político e cultural das colônias.

III - O Brasil manteve-se imune à ação do capital imperialista. Após a Independência, o controle do Estado esteve sempre sob a responsabilidade das elites brasileiras, que souberam conduzir a política econômica do Estado sem submeter-se a pressões imperialistas.

IV - A expansão imperialista empreendia fórmulas diversas de domínio: na África e na Ásia optou-se pelo controle direto das populações, uma vez que as elites locais não se organizavam sob a forma de Estado nacional nem partilhavam dos valores culturais do Ocidente.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login