UEG 2002

Quando olhei a terra ardendo igual fogueira de São João,
Eu perguntei a Deus do Céu, ai! por que tamanha judiação.

Que braseiro! Que fornalha! Nenhum pé de plantação.
Por falta d´ água, perdi meu gado, morreu de sede meu alazão.

Até mesmo a asa-branca bateu asas do sertão.
Então, eu disse: Adeus, Rosinha! Guarda contigo meu coração.

Hoje longe, muitas léguas, numa triste solidão,
Espero a chuva cair de novo pra eu voltar pro meu sertão.

Quando o verde dos teus olhos se espalhar na plantação,
Eu te asseguro, não chores não, viu? Eu voltarei pro meu sertão.

GONZAGA, Luís. APUD ROSS, Jurandir S. Geografia do Brasil. 3 ed. São Paulo: EDUSP, 2000. p. 173.

 

Esse é um trecho da letra de uma famosa música de Luís Gonzaga, que fala de um gravíssimo problema da região nordestina.

A respeito daquela região, pode-se AFIRMAR:

 

I - Os versos falam do sofrimento do homem nordestino que, sem perspectiva de sobrevivência, emigra da sua terra natal, em busca de melhores condições de vida, deixando para trás o lar, a esposa, os filhos e suas pequenas propriedades.

II - A asa-branca é uma ave característica da caatinga nordestina, que migra em período de seca para outras regiões do país, assemelhando-se ao homem nordestino, que foge da natureza hostil, da fome e da miséria, agravada pelo desmando da elite dominante.

III - A miséria da população nordestina, principalmente daquela que vive no sertão, resulta da falta de políticas públicas sérias, que proporcionem uma melhor condição de vida aos habitantes, embora haja quem afirme que a miséria da região está condicionada ao clima.

IV - A estagnação econômica e a intensa concentração fundiária do nordeste foram dois fatores que ocasionaram a emigração do nordestino para os centros industriais do país. Esse fluxo migratório concentrou trabalhadores desqualificados, empregados nos setores da economia que oferecem baixa remuneração.

V - Um movimento migratório comum no nordeste brasileiro é a transumância, ocorrida principalmente no mês de março, quando cessam as chuvas no sertão nordestino, obrigando o pequeno e médio proprietário a emigrar para a zona da mata ou para o agreste em busca de trabalho para sua sobrevivência.

 

Estão CORRETAS:

Escolha uma das alternativas.