Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEG 2003

A partir da década de 1950, a atividade industrial assumiu posição de destaque na economia brasileira. Sobre a indústria no Brasil, julgue as proposições abaixo, marcando V (verdadeiro) ou F (falso):

 

( ) Os tecnopolos especializados em pesquisas e aplicação de tecnologia de ponta localizam-se principalmente na região Sudeste, onde estão instaladas as indústrias de informática, telecomunicações, química fina e biotecnologia, entre outras.

( ) Com o processo de globalização, alguns ramos da indústria brasileira sofrem a concorrência de empresas multinacionais, o que provoca o fechamento de indústrias menos competitivas em qualidade e preço, contribuindo para o aumento do desemprego.

( ) A alta concentração industrial em São Paulo e Rio de Janeiro vive um processo de descentralização, com o deslocamento de alguns ramos industriais para cidades médias, fora das regiões metropolitanas, em razão dos incentivos fiscais, do menor custo da mão-de-obra, da presença de infraestrutura condizente, entre outros fatores.

( ) A proximidade com a Argentina, Uruguai e Paraguai é fator decisivo para a desaceleração da economia dos estados da região Sul do Brasil, pois esta, além de não conseguir exportar, ainda sofre a concorrência dos produtos estrangeiros, o que torna a região brasileira de menor índice de desenvolvimento econômico e social.

( ) A região Centro-Oeste, que há poucas décadas era considerada essencialmente agrícola, vive um processo de industrialização, principalmente nos ramos da agroindústria, da indústria de confecção e do turismo ecológico, histórico e de negócios, entre outros.

 

Marque a alternativa com a seqüência CORRETA:

Escolha uma das alternativas.