UEG 2003

As crises socioeconômicas e geopolíticas que abalam o mundo nesses primeiros anos do século XXI têm diversas conseqüências. Considere as seguintes proposições:

 

I. A intensificação do fluxo migratório internacional de trabalhadores de países periféricos para países centrais é uma tentativa de buscar melhores condições de vida.

II. Perseguições de natureza étnica, política e religiosa, em diferentes regiões, contribuem para o aumento do contingente populacional que emigra para outros territórios.

III. Entre aqueles que deixam seu país de origem estão os refugiados, que normalmente são assistidos por organismos internacionais e passam a residir em acampamentos sob condições precárias.

IV. As Nações Unidas e a Cruz Vermelha Internacional, por meio de ações humanitárias, conseguem realocar para áreas seguras toda a população civil de um país atingido por catástrofes.

V. No interior de países onde ocorrem conflitos armados surge uma nova corrente imigratória: a dos deslocados, que buscam proteção contra as ações bélicas.

 

Marque a alternativa CORRETA:

Escolha uma das alternativas.