Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEG 2003

No dia 20 de setembro de 2002, o presidente George W. Bush torna público o documento A Estratégia de Segurança Nacional, que contém as principais orientações da nova política externa norte-americana, batizada como Doutrina Bush.

De acordo com o texto acima e seus conhecimentos sobre a geopolítica norte-americana, considere as seguintes proposições:

 

I. O fortalecimento do sistema de segurança interna dos EUA contra possíveis ataques terroristas vem ocasionando, entre outros problemas, a violação de direitos humanos de parcela da população considerada suspeita residente no país.

II. A nova palavra de ordem é atacar os adversários numa ação preventiva contra o inimigo, e não apenas reagir após ser atingido.

III. Uma nova divisão do mundo foi proposta em dois blocos: o “Eixo do Bem”, formado por sociedades livres e abertas, liderado pelos EUA, e o “Eixo do Mal”, formado por países como Irã, Iraque e Coréia do Norte.

IV. São considerados países do “Eixo do Mal” aqueles que dão apoio e abrigo a grupos terroristas e os que produzem armas de destruição em massa.

V. A ideologia norte-americana baseada na auto-defesa e no ataque preventivo vem provocando manifestações internacionais a favor da paz e contra a guerra.

 

Marque a alternativa CORRETA:

Escolha uma das alternativas.