Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UEG 2003

No século XX, intensificaram-se os movimentos sociais no campo brasileiro em busca de reforma agrária e de melhores condições de vida para o homem rural.

Em relação aos movimentos sociais, considere as proposições a seguir:

 

I. Projetos agropecuários implantados no século XX na Amazônia, no norte do Tocantins, no sudoeste do Maranhão, no sudeste do Pará e em Mato Grosso provocaram intensos conflitos entre fazendeiros e posseiros.

II. Grandes obras do Estado também ocasionam movimentos sociais no campo, quando a desapropriação da área atinge camponeses, como exemplificam os movimentos dos atingidos por construções de barragens.

III. Os movimentos de luta no campo, no Brasil, vão além das fronteiras do país, como ocorre com os chamados “brasiguaios”, que lutam para serem assentados em terras brasileiras.

IV. Outros movimentos surgem com a criação de sindicatos dos trabalhadores rurais que lutam contra a apropriação da terra pelos latifundiários.

V. O destaque mundial dado ao líder Chico Mendes deve-se à sua luta pela preservação da floresta Amazônica e pela reforma agrária na região Norte do país.

 

Marque a alternativa CORRETA:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login