UEG 2003

O ano de 1922 é emblemático. O Brasil completava cem anos como nação independente. Em meio aos festejos comemorativos, que ensejaram tanto a realização de uma exposição internacional, como a vinda dos despojos mortais dos ex-imperadores, iniciava-se um movimento de contestação política ao regime republicano e, no plano cultural, a Semana de Arte Moderna anunciava uma ruptura estética que se tornou marco na história da cultura brasileira.

Acerca desses dois movimentos, considere as seguintes proposições:

 

I. Os jovens oficiais do Forte de Copacabana iniciaram um movimento de questionamento da ordem oligárquica, reavivado com as revoltas de 1924 e com a formação da Coluna Prestes, que percorreu o interior do Brasil em uma marcha, não vencida pelas forças governamentais.

II. O movimento modernista representou uma renovação estética em dois planos: houve uma renovação na linguagem e na própria concepção da produção artística, que dialogava com as vanguardas europeias. No entanto, iniciou-se uma busca pelas especificidades da cultura brasileira, o que se pode depreender pela enorme valorização dos estudos folclóricos.

III. A revolta do Forte de Copacabana, em 1922, foi motivada pelo descontentamento dos jovens militares em razão do atraso no pagamento de seus soldos. A indisciplina das tropas era marcante no período, já que o exército brasileiro não havia se profissionalizado.

IV. O movimento modernista foi uma decorrência de uma evolução interna dos padrões estéticos vigentes no panorama artístico brasileiro. Os artistas modernistas tiveram uma recepção imediata. Intelectuais do porte de Monteiro Lobato saudaram os traços primitivos dos modernos pintores, como o quadro de Tarsila do Amaral, o “Abaporu”, que se tornou um símbolo do movimento.

 

Marque a alternativa CORRETA:

Escolha uma das alternativas.