UEG 2003

O fluxo populacional brasileiro teve várias fases. A título de ilustração, podem ser citadas três: a primeira, com o processo de imigração européia no final do século XIX e início do século XX; a segunda, com o processo de emigração dos brasileiros para países europeus, norte-americanos e para o Japão; a terceira, na década de 1990, em que ocorreram movimentos migratórios também por tráfico de imigrantes, de mulheres (prostituição) e de crianças. Sobre fluxos migratórios, julgue os itens abaixo, marcando V (verdadeiro) ou F (falso):

 

( ) O fluxo migratório ocorrido no Brasil no século XIX e início do século XX foi, em sua grande maioria, o da mão-de-obra européia, que se dispôs a trabalhar nas lavouras de café do país.

( ) A emigração brasileira para os Estados Unidos da América, Japão e países europeus foi mais intensa na década de 1980, por causa da forte crise econômica, que estimulou os brasileiros a buscar melhores condições de vida em outros países.

( ) Países como Uruguai, Suriname, França e Inglaterra recebem um número considerável de migrantes brasileiros, que vão para trabalhar, estudar ou para residir definitivamente.

( ) Nos anos 90, foram intensificadas as imigrações européias para as colônias no Sul do Brasil. Os emigrantes, em sua maioria, estavam fugindo de conflitos étnico-culturais ocorridos em países como Itália, França e Suíça.

 

Marque a alternativa com a seqüência CORRETA:

Escolha uma das alternativas.