Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UEG 2003

O fluxo populacional brasileiro teve várias fases. A título de ilustração, podem ser citadas três: a primeira, com o processo de imigração européia no final do século XIX e início do século XX; a segunda, com o processo de emigração dos brasileiros para países europeus, norte-americanos e para o Japão; a terceira, na década de 1990, em que ocorreram movimentos migratórios também por tráfico de imigrantes, de mulheres (prostituição) e de crianças. Sobre fluxos migratórios, julgue os itens abaixo, marcando V (verdadeiro) ou F (falso):

 

( ) O fluxo migratório ocorrido no Brasil no século XIX e início do século XX foi, em sua grande maioria, o da mão-de-obra européia, que se dispôs a trabalhar nas lavouras de café do país.

( ) A emigração brasileira para os Estados Unidos da América, Japão e países europeus foi mais intensa na década de 1980, por causa da forte crise econômica, que estimulou os brasileiros a buscar melhores condições de vida em outros países.

( ) Países como Uruguai, Suriname, França e Inglaterra recebem um número considerável de migrantes brasileiros, que vão para trabalhar, estudar ou para residir definitivamente.

( ) Nos anos 90, foram intensificadas as imigrações européias para as colônias no Sul do Brasil. Os emigrantes, em sua maioria, estavam fugindo de conflitos étnico-culturais ocorridos em países como Itália, França e Suíça.

 

Marque a alternativa com a seqüência CORRETA:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login