UEG 2004

A produção industrial está distribuída de forma desigual entre as regiões do globo, refletindo as grandes disparidades sociais e econômicas existentes entre os grupos de países periféricos e centrais. Esse fato pode ser analisado à luz da espacialização dos grandes conglomerados no mundo.

Considere as proposições a seguir:

 

I. As áreas de maior concentração industrial localizam-se em países que integram blocos econômicos de poder, como o Nafta, a União Européia e a bacia do Pacífico, os quais determinam a lógica da distribuição industrial, bem como a sua produção.

II. As regiões altamente industrializadas espacializam-se nos EUA no vale do silício, em áreas que envolvem os grandes pólos urbano-industriais, no entorno de cidades como Boston, Nova York e Filadélfia, identificadas como tecnopólos mundiais, em virtude da fusão entre pesquisa e produção.

III. A exploração dos países periféricos pelos países desenvolvidos demonstra o fortalecimento do capital industrial mundial. O desenvolvimento das tecnologias para alternativas na obtenção de energia torna-se uma exigência das economias mundiais.

 

Marque a alternativa CORRETA:

Escolha uma das alternativas.