Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEG 2004

Ao longo da segunda metade do século XIX, o imperialismo estabeleceu a subordinação da África e da Ásia aos interesses das “potências” europeias. As disputas e rivalidades visavam à ampliação das áreas de influência, sobretudo da Inglaterra e Alemanha, o que ocasionou, entre outros motivos, a eclosão da Primeira Grande Guerra Mundial.

Sobre os processos históricos que marcaram a passagem do século XIX para o XX, julgue as proposições a seguir:

 

I. Trata-se de uma fase caracterizada por intensas disputas comerciais em razão da formação de novas nações, que se voltaram para o desenvolvimento industrial, impulsionado por novas fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade.

II. A associação entre a elite financeira inglesa e a emergente indústria alemã acentuou as rivalidades na Europa pelo controle do mundo colonial, estabelecendo uma reorganização política e econômica em escala mundial, sob a liderança desses dois países.

III. As transformações da economia inglesa relacionavam-se diretamente com o deslocamento de seus investimentos do setor industrial para o financeiro. Os ingleses passaram a financiar a instalação de indústrias e a criação de infra-estrutura em diversos países do mundo.

 

Assinale a alternativa CORRETA:

Escolha uma das alternativas.