Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEG 2004

As taxas gerais de fecundidade nas décadas de 1970 e 1980 caíram no país inteiro, o número de adolescentes de 15 a 19 anos grávidas aumentou 26%. A Pesquisa Nacional em Demografia e Saúde, realizada em 1996, mostrou que 14% das meninas dessa faixa etária já tinham pelo menos um filho e que as jovens mais pobres apresentavam fecundidade dez vezes maior.

VARELA, Drauzio. Disponível em: http:// www.apoioescola.com.br

 

O número de gestações não planejadas na adolescência tem aumentado consideravelmente, mas o conhecimento e o uso adequado de métodos contraceptivos podem reverter essa tendência.

Em relação a esses métodos, analise as proposições abaixo:

 

I. A pílula anticoncepcional contém, geralmente, uma associação de estrógeno e progesterona que bloqueia a secreção de FSH e LH pela hipófise, inibindo a ovulação.

II. A vasectomia consiste na ligadura e secção dos epidídimos para impedir que os espermatozóides alcancem sua porção distal e sejam liberados no sêmem.

III. O diafragma impede que os espermatozóides sejam depositados na vagina e dificulta a propagação de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, a gonorréia e a sífilis.

 

Marque a alternativa CORRETA:

Escolha uma das alternativas.