UEG 2004

Os fatores da dinâmica populacional contemporânea são decorrentes de processos históricos, sociais, econômicos, demográficos e políticos.

Sobre esse assunto, considere as proposições a seguir:

 

I. Em escala mundial, ocorre um aumento significativo do crescimento vegetativo decorrente, sobretudo, da elevada taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade, o que gera um excedente demográfico. Tal fato aconteceu na Europa e em outros países desenvolvidos, durante o século XIX, e nos países subdesenvolvidos, após a Segunda Guerra Mundial.

II. Na Europa, a redução da taxa de mortalidade foi gradativa; já nos países subdesenvolvidos, a revolução da ciência, que trouxe avanços para a medicina do século XX, e a melhoria das condições de higiene da população, ocasionaram a chamada explosão demográfica.

III. Nos países em que a taxa de crescimento vegetativo é negativa, como ocorre em alguns países asiáticos, promovem-se notadamente campanhas pró-natalistas e reposição da mão-de-obra com políticas de migração.

IV. Os movimentos populacionais na sociedade contemporânea estão atrelados ao desenvolvimento das economias capitalistas norte-americana e da Europa ocidental, pólos de atração das ondas migratórias no final do século XX.

 

Marque a alternativa CORRETA:

Escolha uma das alternativas.