UEG 2005

Chega quase a 300% o aumento no número de casos de febre hemorrágica da dengue (FHD) em Goiânia, comparando-se os cinco primeiros meses do ano com o do ano passado inteiro. No Estado todo, o crescimento da forma mais grave da dengue no período em relação a 2004 foi de 105%. A doença, que já tem dois óbitos confirmados laboratorialmente este ano, pode ter causado outras sete mortes. A última morte suspeita foi registrada em Anápolis no dia 30 de maio do corrente ano.

CZEPAK, I. Dengue hemorrágico cresce 300% em Goiânia. O Popular, 31 maio 2005, p.3. Cidades.

 

Sobre a dengue e suas manifestações, julgue as proposições a seguir:

 

I. O paciente com dengue deve manter-se em repouso, ingerir muito líquido e usar medicamentos à base de ácido acetil salicílico (como aspirina e AAS), para aliviar as dores, a febre e diminuir o risco de hemorragias.

II. O vírus da dengue, ao se instalar no corpo do indivíduo, provoca a inflamação dos vasos sanguíneos, causando um consumo exagerado de plaquetas. A falta destas interfere na hemostasia, e o organismo passa a apresentar uma forte tendência a ter hemorragias.

III. O único agente etiológico da dengue é o mosquito Aedes aegypti; dessa forma, seu combate é a principal medida profilática para se evitar a doença.

 

Marque a alternativa CORRETA:

Escolha uma das alternativas.