UEL 2003

No início do século XX muitos artistas percebiam a necessidade de uma modernização estética no país. Sobre o assunto, leia o texto a seguir.

“Tal necessidade (...) seria manifestada por duas correntes distintas, mas com pontos em comum. A primeira delas era liderada por segmentos que viam na estética naturalista e na temática local uma forma de se desvencilhar dos valores acadêmicos propugnados – e raramente alcançados – pela Academia Imperial. A segunda, dentro dessa mesma necessidade, agruparia os artistas e intelectuais ligados ao Modernismo que, não acreditando mais na possibilidade de construção de uma arte nacional baseada apenas na estética naturalista, propunham na prática que a essa base já existente fossem incluídos certos postulados retirados das vanguardas históricas européias e do retorno à ordem.”

CHIARELLI, Tadeu.Arte Internacional Brasileira. São Paulo: Lemos, 1999. p.18.

 

Assinale a alternativa que menciona somente movimentos artísticos das vanguardas históricas européias que influenciaram as obras dos modernistas brasileiros.

Escolha uma das alternativas.