UEL 2004
“No contexto brasileiro, as igrejas barrocas de Minas Gerais, enquanto ‘monumentos nacionais’, são vistas em termos de uma suposta relação de ‘continuidade’ com o ‘passado’ colonial brasileiro. [...] Expressões como ‘Isto é o Brasil...’ ou ‘Isto somos nós, negros brasileiros...’ revelam o sentimento de identificação entre esses ‘monumentos’, aquilo que eles ‘representam’ e aqueles que os olham.”
(GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Autenticidade, memória e ideologias nacionais: o problema dos patrimônios culturais. In: ESTERCI, Neide; FRY, Peter; GOLDENBERG, Mirian (Orgs.). Fazendo antropologia no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 21.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre patrimônio cultural, considere as afirmativas a seguir.
I. O patrimônio cultural brasileiro limita-se às edificações do período colonial.
II. O patrimônio histórico estabelece uma relação entre passado e presente que contribui para a forma- ção das identidades.
III. A definição de patrimônio histórico ignora os elementos da cultura material brasileira.
IV. Ao atribuírem significados aos prédios históricos, as pessoas valorizam sua preservação.
Estão corretas apenas as afirmativas:
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