Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UEL 2008

Leia atentamente o texto:

“A extensão e progresso da navegação por vapor, as estradas de ferro, o desenvolvimento e aperfeiçoamento das máquinas e todos os meios de produção, o consequente aumento dos interesses e relações comerciais; a necessidade de novos mercados, o furor das especulações e empresas; o espírito movediço, inquieto e aventureiro, dos que procuram enriquecer muito depressa, excitados por uma imoderada ambição de habilitarem-se para gozarem quanto antes de todos os cômodos, vantagens e regalos e consideração que rodeiam a riqueza no estado social moderno, têm, sobretudo nestes últimos tempos, mudado a face de certas sociedades, e modificado até as noções de direito. Não é, portanto, de admirar que escritores dos Estados Unidos da América do Norte, na qual esse movimento se manifesta mais açodado, tenham sido os primeiros a modificar aqueles princípios, acima expostos dos direitos das gentes de um modo mais conforme ao seu espírito ambicioso e invasor. ”

(BRASIL. Conselho de Estado. Navegação fluvial. O Rio Amazonas, as relações brasileiro-peruanas e os interesses norte americanos. Conselho de Estado 1842-1889: consultas da Seção dos Negócios Estrangeiros. Brasília, Câmara dos Deputados/Ministério das Relações Exteriores, v. 4: 1854-1857. p. 26-27, 1978.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:

I. O desenvolvimento do capitalismo foi possível graças à Doutrina de Monroe, enunciada em 1823, isto é, da ideia de que os Estados Unidos da América do Norte foram escolhidos por Deus para dominar todo o continente, fosse através do comércio ou da conquista militar.

II. Os avanços tecnológicos estimulavam o desenvolvimento do capitalismo, isto é, novos interesses comerciais, ampliação dos mercados, incremento das indústrias, em escala avassaladora e, concomitantemente, as noções tradicionais de direito modificavam-se de modo a facilitar aquela expansão.

III. A descrença no progresso ao lado da ausência de recursos naturais a serem explorados, estimulou a expansão do capitalismo, isto é, uma série de guerras de conquista, dentre elas a Guerra com o Paraguai, que visava à abertura de novos territórios a serem explorados pelos brasileiros.

IV. O autor do texto considera o espírito do povo dos Estados Unidos da América do Norte ambicioso e invasor, pois se processava naquele país um movimento expansionista, no decorrer do qual uma enorme porção do território mexicano havia sido tomada na guerra de 1846- 1848.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login