UEL 2008

Leia o texto seguinte:

"O PIB per capita da Coreia do Sul, em 1970, era de U$ 275, cerca de 75% do PIB per capita brasileiro. Em 1975, a renda per capita da Coreia do Sul era de U$ 250, cerca de metade da brasileira, enquanto que o PIB brasileiro era quatro vezes maior que o PIB sul coreano. Entre 1980 e 1999, o crescimento médio do PIB sul coreano foi de 7,6% ao ano, contra o crescimento médio do PIB brasileiro de 2,9% ao ano, no mesmo período. Em 2001, o PIB per capita sul coreano é de 2,5 vezes maior do que o brasileiro".
Adaptado de: CAVALCANTI, M. Conhecimento e desigualdade. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ/CRIE. 2003.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas.

I. Em 1980 a Coreia do Sul registrou oito patentes nos EUA, enquanto o Brasil registrou 24 patentes. Em 1999, a Coreia do Sul tinha registrado 3.314 patentes contra apenas 98 patentes brasileiras. Isso se deu em consequência do investimento suI coreano de 3% do PIB ao ano em Ciência e Tecnologia, com percentuais crescentes, enquanto o Brasil chegou lentamente no ano 2000, com apenas 1% investido em Ciência e Tecnologia.
II. O governo sul coreano herdou o programa de reforma agrária, realizada nos anos de 1950 sob inspiração norte americana. Também foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo geral (pessoas com mais de 15 nos de idade) caiu de 15% a população para menos de 2,5% da população em 1999. No Brasil, a taxa de analfabetismo e de 1 1,1% de pessoas acima e 15 anos. Este índice equivale a 14 milhões de brasileiros analfabetos.
III. "O Brasil tem concentrado sua economia nos fatores tradicionais de produção", de acordo com economista francês Jean Baptist Say (1767-1832), o primeiro estudioso a definir terra, capital e trabalho como os três principais fatores de produção. A Coreia do Sul, por sua vez, adotou a 'economia do conhecimento', que deslocou o eixo da riqueza e do desenvolvimento de setores industriais tradicionais, para setores cujos produtos, processos e serviços são intensivos em tecnologia e conhecimento.
IV. A Comissão Trilateral, criada em 1973, foi composta naquela época pelos Estados Unidos, Europa Ocidental e o bloco Coreia do Sul-Japão. Sua carta de princípios,"a partir de uma análise dos principais interesses que envolvem os países da Tríade, para o desenvolvimento neoliberal", passou a difundir um ideal platônico de ordem e supervisão, sustentada por uma classe privilegiada de tecnocratas que coloca sua perícia e sua experiência acima das reivindicações profanas de simples cidadãos: "Um local protegido, a Cidade Trilateral, onde o tecno e' a lei".

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

Escolha uma das alternativas.