Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UEL 2009

Considere as afirmativas a seguir sobre o Brasil contemporâneo.

I. Em 1974, assumiu a presidência o general Ernesto Geisel. Em seu governo deu-se o início da abertura política de uma forma lenta e gradual. Foi no final de seu mandato, no ano de 1979, que o AI-5 foi revogado, permitindo que os cidadãos tivessem liberdade relativa para voltar a se manifestar politicamente.

II. A partir de 1980, a política econômica do país foi marcada pelas benesses do milagre econômico. Delfim Neto, então Ministro do Planejamento, conseguiu baixar a inflação, aumentar o valor dos salários e pagar mais da metade do valor da dívida externa do Brasil.

III. Com o processo de abertura política, as eleições no Brasil voltaram a ser democráticas. As diferenças ideológicas e pessoais ficaram mais explícitas no pleito de 1982, quando o PT (Partido dos Trabalhadores) colocou o nome de Luis Inácio Lula da Silva para concorrer à presidência.

IV. O General João Batista Figueiredo foi o sucessor do presidente Ernesto Geisel e deu continuidade ao processo de abertura política do Brasil. A eleição de Figueiredo mostrou que o país começava a seguir uma outra orientação política ao derrotar o candidato linha dura das Forças Armadas.

Assinale a alternativa correta.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.