UEL 2009
Na década de 1990 aprofunda-se a relação entre o território brasileiro e o mercado externo através de um aumento intenso do fluxo de mercadorias.
Existem 46 portos, distribuídos pela costa marítima e pelas vias fluviais interiores, dos quais 36 movimentam cargas para o mercado externo. Pelos portos brasileiros fluem 96,5% em peso, das mercadorias transacionadas pelo país, dado que revela a importância destes fixos para a fluidez territorial. Fortes transformações técnicas e políticas definem a situação atual dos portos brasileiros. Novas instalações e equipamentos são incorporados de forma acelerada à sua performance operacional, como contêineres, guindastes especializados, armazéns, etc.
(Adaptado de: ARROYO, M. Fluidez e porosidade do território brasileiro no contexto da integração continental. In: SILVEIRA, M. L. Continente em chamas: globalização e território na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. p. 211 e 218.)
Um dos principais aspectos da modernização dos portos brasileiros apontados pelo texto é o uso de contêineres, que exigiu a introdução nos portos brasileiros de novos requisitos técnicos para esse tipo de operação. Essa modernização provocou a concentração das operações com contêineres em sete portos responsáveis por 85% do movimento dessas unidades.
As regiões brasileiras em que se localizam esses portos são:
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