UEL 2009
O debate nascido nos anos 80 sobre a crise da modernidade tem como pano de fundo a consciência do esgotamento da razão, no que se refere a sua incapacidade de encontrar perspectivas para o prometido progresso humano. O pensamento de Habermas situa-se no contexto dessa crítica. A racionalidade ocidental, desde Descartes, pretendeu a autonomia da razão, baseada no sujeito que solitariamente representa o mundo. [...] A racionalidade prevalente na modernidade é a instrumental [...].
(HERMANN, N. O pensamento de Habermas.In: Filosofia, Sociedade e Educação. Ano I, n. I. Marília: UNESP, 1997. p. 122-123.)
Sobre a crítica frankfurtiana à concepção positivista de ciência e técnica, é correto afirmar que a racionalidade técnica
I. dissocia meios e fins e redunda na adoração fetichista de seus próprios meios.
II. constitui um saber instrumental cujo critério de verdade é o seu valor operativo na dominação do homem e da natureza.
III. aprimora a ação do ser humano sobre a natureza e resgata o sentido da destinação humana.
IV. incorpora a reflexão sobre o significado e sobre os fins da ciência no contexto social.
Assinale a alternativa correta.
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