Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEL 2009

O LHC (Large Hadron Collider), maior acelerador de partículas do mundo, foi inaugurado em setembro de 2008, após 20 anos de intenso trabalho. Sua função é acelerar feixes de partículas, de tal forma que estes atinjam uma velocidade estimada em cerca de 99,99% da velocidade da luz. A colisão entre prótons será tão violenta que a expectativa é de se obterem condições próximas àquelas que existiram logo após o Big Bang.

A primeira missão desse novo acelerador é estudar partículas indivisíveis (elementares) e as forças (intera- ções) que agem sobre elas. Quanto às forças, há quatro delas no universo: i) a ________, responsável por manter o núcleo atômico coeso; ii) a ________, que age quando uma partícula se transforma em outra; iii) a ________, que atua quando cargas elétricas estão envolvidas. A quarta força é a ________ (a primeira conhecida pelo ser humano).

Adaptado: BEDIAGA, I. LHC: o colosso criador e esmagador de matéria. Ciência Hoje. n. 247, v. 42. abr. 2008. p. 40.

 

No texto, foram omitidas as expressões correspondentes às nomenclaturas das quatro forças fundamentais da natureza, em acordo com a teoria mais aceita no meio científico hoje. Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, os nomes dessas forças.

Escolha uma das alternativas.