UEL 2009

Na década de 1990 aprofunda-se a relação entre o território brasileiro e o mercado externo através de um aumento intenso do fluxo de mercadorias. Existem 46 portos, distribuidos pela costa marítima e pelas vias fluviais interiores, dos quais 36 movimentam cargas para o mercado externo. Pelos portos brasileiros fluem 96,5% em peso, das mercadorias transacionadas pelo pais, dado que revela a importância destes fixos para a fluidez territorial. Fortes transformações técnicas e politicas definem a situação atual dos portos brasileiros. Novas instalações e equipamentos são incorporados de forma acelerada a sua performance operacional, como contêineres, guindastes especializados, armazéns, etc.
(Adaptado de: ARROYO, M. Fluidez e porosidade do território brasileiro no contexto da integração continental. In: SILVEIRA, M. L. Continente em chamas: globalização e território na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. p. 211 e 218.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. A partir dos anos de 1990, os portos brasileiros, antes operados pela iniciativa privada, passaram ao controle integral do Estado, transformando-se em mais uma manifestação da presença estatal na economia.
II. A modernização dos portos brasileiros implicou forte aumento do uso de equipamentos mecânicos, informatização e racionalização das operações de embarque e desembarque de mercadorias para reduzir o tempo de permanência dos navios.
III. Além das transformações técnicas nos portos, também os navios passaram por mudanças que redundaram em maior porte e especialização das embarcações e no crescimento da participação de empresas estrangeiras nos fretes de exportações brasileiras.
IV. Os principais destinos do conjunto das exportações brasileiras são, pela ordem, a China que recebe 25% das vendas nacionais, e o México, porta de entrada do NAFTA, país que recebe 15% do total das vendas brasileiras para o exterior.

Assinale a alternativa CORRETA.

Escolha uma das alternativas.