Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEL 2010

Leia o texto a seguir:

Em função da causa emancipatória [na América] acionou-se a ideologia liberal importada da Europa. No Velho Mundo, tal ideologia tivera o objetivo de promover a ascensão política da burguesia e extirpar os obstáculos mercantilistas à expansão do projeto capitalista. No Novo Mundo, ela foi também usada para extirpar obstáculos mercantilistas mas não para levar uma nova classe ao poder, e sim para consolidar, pelo contrário, a que já era tradicionalmente dominante e garantir-lhes os cargos de mando em lugar dos administradores metropolitanos que representavam o velho regime, já em franca decadência. [...] Uma vez completadas as guerras de independência, as elites locais assumiram o poder político como herdeiras da autoridade colonial e não como instrumentos de transformação.

(LOPEZ, L. R. História da América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989., p.71.)


Sobre a crise do sistema colonial e a formação dos Estados Nacionais nas Américas anglo-hispânica e portu-

guesa, é correto afirmar:

I. A crise do sistema colonial português teve início no século XVII quando propostas de cunho liberal defen- diam o republicanismo como sistema político, e o fim da escravidão negra como base da economia.

II. O pacto colonial – política mercantilista que definia que as colônias só poderiam comercializar com a metrópole – constituiu-se em um dos motivos que levaram a elite americana a empreender as emancipações na América espanhola.

III. Na América hispânica, as revoltas políticas pela emancipação das colônias foram promovidas por camponeses e indígenas, alcançando a redistribuição das terras, liberdade e também igualdade.

IV. A independência da colônia portuguesa – o Brasil – deu-se de forma menos conturbada, sem lutas, dife- rente do ocorrido nas colônias espanholas. Tal característica é perceptível pela manutenção do sistema monárquico.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.