UEL 2010

No ciclo biológico dos parasitas, considera-se o hospedeiro intermediário aquele no qual ocorre a reprodução assexuada do agente causador e que, portanto, abriga as formas assexuadas do parasita. Já o hospedeiro definitivo é aquele, no qual ocorre a reprodução sexuada do agente causador, abrigando, então, as formas sexuadas do parasita.

Com base nessas informações, considere as afirmativas a seguir:

I. No ciclo biológico do Ancylostoma duodenalis, causador do amarelão, o ser humano é hospedeiro definitivo, enquanto que o porco é hospedeiro intermediário.

II. No ciclo biológico da Leishmania braziliensis, causadora da úlcera de Bauru, o ser humano é hospedeiro intermediário, enquanto que o mosquito flebótomo é o hospedeiro definitivo.

III. No ciclo biológico do Plasmodium vivax, causador da malária, o ser humano é hospedeiro intermediário, enquanto que o mosquito do gênero Anophelesé o hospedeiro definitivo.

IV. No ciclo biológico da Wuchereria bancrofti, causadora da elefantíase, o ser humano é hospedeiro definitivo, enquanto que o mosquito do gênero Culexé o hospedeiro intermediário.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.