Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UEL 2010

 

Nos anos 1970, o Oeste paranaense passou por uma profunda mudança tecnológica na sua base produtiva agrária, fato que propiciou a ocupação de novas áreas e reestruturação das tradicionais, ocasionando uma forte migração rural para os grandes centros urbanos do Estado e da região e, principalmente, para outros estados

PIFFER, M. Apontamentos sobre a base econômica da região Oeste do Paraná. In: CASSIMIRO FILHO, F.; SHIKIDA, P. F. A. (Orgs.) Agronegócio e Desenvolvimento regional. EDUNIOESTE: Cascavel, 1999, p. 57-84 (adaptado).

 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre as tendências do crescimento da população urbana e rural nos últimos decênios do século XX, identifique as alternativas que contêm alguns dos principais fatores que influenciaram o crescimento e a localização da população no Oeste paranaense, particularmente a população rural:

I. Dispersão relativa da população rural no espaço regional.

II. Esgotamento tardio da fronteira agrícola nessa área da região Sul do Brasil.

III. Dispersão espacial dos núcleos urbanos atrelados a um continuum urbano-rural no entorno de núcleos urbano-industriais, o que denota uma particularidade no contexto paranaense.

IV. Esgotamento precoce da fronteira agrícola devido ao intensificado processo de industrialização da região e o consequente aumento do número de núcleos urbanos.

 

Assinale a alternativa correta.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login