UEL 2010

 

Nos anos 1970, o Oeste paranaense passou por uma profunda mudança tecnológica na sua base produtiva agrária, fato que propiciou a ocupação de novas áreas e reestruturação das tradicionais, ocasionando uma forte migração rural para os grandes centros urbanos do Estado e da região e, principalmente, para outros estados

PIFFER, M. Apontamentos sobre a base econômica da região Oeste do Paraná. In: CASSIMIRO FILHO, F.; SHIKIDA, P. F. A. (Orgs.) Agronegócio e Desenvolvimento regional. EDUNIOESTE: Cascavel, 1999, p. 57-84 (adaptado).

 

Com base no texto e nos conhecimentos sobre as tendências do crescimento da população urbana e rural nos últimos decênios do século XX, identifique as alternativas que contêm alguns dos principais fatores que influenciaram o crescimento e a localização da população no Oeste paranaense, particularmente a população rural:

I. Dispersão relativa da população rural no espaço regional.

II. Esgotamento tardio da fronteira agrícola nessa área da região Sul do Brasil.

III. Dispersão espacial dos núcleos urbanos atrelados a um continuum urbano-rural no entorno de núcleos urbano-industriais, o que denota uma particularidade no contexto paranaense.

IV. Esgotamento precoce da fronteira agrícola devido ao intensificado processo de industrialização da região e o consequente aumento do número de núcleos urbanos.

 

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.