Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEL 2010

POMBAS, como é duro desconviver com pombas! Proliferaram tanto que chegaram a nos ilhar, cercando a casa de cocô por todos os lados. Usei então o velho truque de estourar bombas de noitinha, amarradas na ponta duma vara de pesca para estourar lá entre os galhos das árvores, e deu certo. A pombaiada diminuiu. Mas há alguns dias uma pomba fez ninho num galho quase ao nosso alcance no terraço. Pensei em derrubar o ninho. Aí vimos os filhotes a pegar comida do bico da mãe, que se mantém firme no ninho mesmo quando chegamos bem perto. Depois vimos um filhote cair, porque ninho de pomba é um exemplo de coisa malfeita, sem bordas, os bichinhos crescem e caem antes de saber voar. Mal caiu, um cachorro abocanhou lá embaixo. Um a menos, mas sempre é triste ver uma mãe perder o filho, mesmo que seja pomba. Pombas!

(Adaptado de: PELLEGRINI, D. Jornal de Londrina. 04 maio 2009)

Para que ninhos melhor elaborados evoluíssem em uma determinada espécie de pombo tradicionalmente cons-trutora de ninhos mal feitos, quais eventos devem ocorrer?

I. Mutações ao acaso produzissem indivíduos com diferentes habilidades em desenvolver ninhos mais ela-borados ou ninhos menos elaborados.

II. As diferentes habilidades em desenvolver os vários tipos de ninhos fossem geneticamente herdadas.

III. A cada geração, os indivíduos menos habilidosos na produção dos seus ninhos pudessem se transformar
em indivíduos mais habilidosos.

IV. Indivíduos hábeis na construção de ninhos mais elaborados passassem, em média, uma maior quantidade
de seus genes ao longo das gerações.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.