UEL 2011

Montanha abaixo, nas espremidas ruas, sem malha de esgoto de escoamento adequada, [a cidade do Rio de Janeiro] virou um mar de lama e escombros – que colocou em colapso todo o seu sistema de funcionamento e deixou sitiada e perplexa uma população vítima da sucessão de desmoronamentos. [...] No Rio de topografia tão especial, abençoado pela natureza, a transferência imediata das comunidades dos morros e encostas em áreas de risco responde a uma dívida histórica provocada pela ocupação irregular.

Adaptado de: Isto É, São Paulo, 14 abr. 2010. Editorial, p. 20.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a questão ambiental, é correto afirmar:

I. O modelo mercantil de ocupação das áreas urbanas empurra a população pobre das grandes metrópoles para áreas de risco e contribui para a degradação ambiental.

II. O comodismo gerado pela pobreza e pelos programas sociais do governo federal é determinante para a ocupação de áreas de risco nas grandes cidades e para o desprezo pelas questões ambientais.

III. As políticas habitacionais praticadas desde o regime militar até os governos neoliberais recentes restringiram, no país, o acesso da população de baixa renda à moradia própria, empurrando-a para as favelas de encosta.

IV. Os custos humanos resultantes das enchentes no Rio de Janeiro revelam, ao lado da questão ambiental, a persistência de práticas de arrocho salarial, traço característico da formação do capitalismo no Brasil.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.