Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UEL 2011

Montanha abaixo, nas espremidas ruas, sem malha de esgoto de escoamento adequada, [a cidade do Rio de Janeiro] virou um mar de lama e escombros – que colocou em colapso todo o seu sistema de funcionamento e deixou sitiada e perplexa uma população vítima da sucessão de desmoronamentos. [...] No Rio de topografia tão especial, abençoado pela natureza, a transferência imediata das comunidades dos morros e encostas em áreas de risco responde a uma dívida histórica provocada pela ocupação irregular.

Adaptado de: Isto É, São Paulo, 14 abr. 2010. Editorial, p. 20.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a questão ambiental, é correto afirmar:

I. O modelo mercantil de ocupação das áreas urbanas empurra a população pobre das grandes metrópoles para áreas de risco e contribui para a degradação ambiental.

II. O comodismo gerado pela pobreza e pelos programas sociais do governo federal é determinante para a ocupação de áreas de risco nas grandes cidades e para o desprezo pelas questões ambientais.

III. As políticas habitacionais praticadas desde o regime militar até os governos neoliberais recentes restringiram, no país, o acesso da população de baixa renda à moradia própria, empurrando-a para as favelas de encosta.

IV. Os custos humanos resultantes das enchentes no Rio de Janeiro revelam, ao lado da questão ambiental, a persistência de práticas de arrocho salarial, traço característico da formação do capitalismo no Brasil.

Assinale a alternativa correta.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login