Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UEL 2012

(Adaptada) Leia o texto a seguir.

Empédocles propôs 'quatro raízes para todas as coisas': a terra, a água, o ar e o fogo, formando assim os quatro elementos. Acredita-se que, na medida em que o homem manipula estas propriedades, é também possível alterar as estruturas elementares da matéria e transmutá-Ia. Encontrar a matéria-prima e trazê-Ia para a terra era a tarefa primordial do alquimista, através das repetidas transmutações dos elementos. Surgem dessa busca superior muitas tentativas analíticas de transformar outras substâncias em ouro.

(Adaptado de: R008, Alexander. O museu hermétioo: alquimia e misticismo. New York: Taschen, 1997. p.14-30.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre estmtura atômica e radiatividade, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto a seguir.

Hoje, com a construção de aceleradores de partículas, é possível produzir artificialmente o ouro por meio de processos _________ de nuclear (também chamada de transmutação artificial). Como exemplo deste processo, tem-se o ________ do núcleo de chumbo () por ________ resultando em ouro _________ , lítio () e liberando ________ .

Escolha uma das alternativas.