UEL 2014

No século XX, devido às crises, houve o questionamento da racionalidade econômica e das tecnologias dominantes diante do uso desenfreado dos recursos naturais, exigindo, com isso, mudanças de atitude frente aos cuidados com o meio ambiente.


Em relação às atuais políticas públicas ambientais no Brasil, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

 

(  ) A Agenda Marrom, criada em 1970, ganhou importância efetiva e foi elaborada com o intuito de atender, de maneira pioneira, à conservação da vegetação ripária nas zonas rurais.

(  ) A Agenda Verde é responsável pela formulação e gestão dos recursos hídricos decorrentes de atividades poluidoras, como a realização de estudos e pesquisas sobre poluição, qualidade do ar, da água e do solo.

(  ) A Agenda Habitat contribuiu para a elaboração da Agenda 21 Brasileira, especialmente no que tange ao eixo temático denominado Cidades Sustentáveis, com o intuito de melhorar as condições dos assentamentos humanos.

(  ) A erradicação da pobreza e a resolução do problema habitacional são requisitos para a promoção do desenvolvimento sustentável nas grandes cidades.

(  ) Apesar de pautada na década de 1980, a problemática ambiental urbana ganhou visibilidade na década de 1990, impulsionada pelos fóruns internacionais.

 

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. 

Escolha uma das alternativas.