UEL 2014

O fenômeno chamado Smog Fotoquímicoé catalisado por luz solar e é reconhecido como um conjunto de reações químicas que ocorrem nas atmosferas das regiões metropolitanas. Os reagentes originais mais importantes nas ocorrências do Smog Fotoquímicosão o óxido nítrico (NOx), os hidrocarbonetos e os compostos orgânicos voláteis (COVs), que são poluentes emitidos no ar, provenientes da queima incompleta dos motores de combustão interna e de outras fontes.

 

A reação desses compostos na presença de luz solar é apresentada a seguir.


COVs + NOx + O2 + luz solar → mistura de O3, HNO3, compostos orgânicos.


Como se observa, um dos produtos da reação do Smog Fotoquímicoé o HNO3, que pode contribuir para a formação de chuva ácida. O uso de catalisadores metálicos colocados no sistema de exaustão de veículos movidos a gasolina, antes do tubo de escape, contribui para a redução da emissão de NOx.

 

Com base no texto e levando em conta que o HNO3 é o produto formado, considere as afirmativas a seguir.

 

I- Se uma amostra de 100,00 mL de chuva ácida possui pH 4,00, o volume de solução de NaOH 0,01 mol/L para consumir o ácido é de 1,00 mL.

II- A reação 2NOx → N2 + xO2 catalisada por Rh (ródio metálico), que ocorre no sistema de exaustão de veículos, é um tipo de reação catalítica heterogênea.

III- A precipitação de chuvas ácidas é capaz de dissolver o alumínio na forma de Al(OH)3 retido em sedimentos e rochas.

IV- A precipitação de chuvas ácidas em solos contendo CaCO3 aumenta o pH do solo.

 

Dessas afirmativas, estão quimicamente relacionadas ao Smog Fotoquímico, apenas, 

Escolha uma das alternativas.